Todas podem ser úteis para ajudar indivíduos e casais a lidar com seus problemas e questões, mas elas têm abordagens bem diferentes:

A psicoterapia convencional é realizada por um psicólogo ou psiquiatra. O objetivo da terapia é ajudar os pacientes a lidar com problemas emocionais e psicológicos, como depressão, ansiedade e embora possa incluir questões de relacionamento, o foco principal é o indivíduo e suas emoções.

A terapia de casal também é realizada por um profissional de saúde mental e foca em questões emocionais e psicológicas que afetam o relacionamento do casal. O objetivo é ajudar o casal a entender as dinâmicas de seu relacionamento e a desenvolver habilidades para lidar com os problemas que enfrentam.

Já a mentoria de relacionamento é uma abordagem altamente prática, voltada especificamente para indivíduos ou casais que desejam melhorar seus relacionamentos e aprender habilidades para lidar com desafios dos relacionamentos. É uma abordagem não patologizante e projetada para ajudar casais a se desenvolverem e a melhorar rapidamente sua comunicação, resolução de conflitos e conexão emocional. 

“Terapia é pra dentro.
Mentoria é pra frente.
Nós te guiamos pelos dois.”

Durante minha formação em Psicologia percebi que a grande parte das abordagens focavam na doença, em entender o presente com o foco nos traumas e no passado.

Na época já me interessei pela linha da Gestalt Terapia, um olhar pro que se apresenta no presente – uma visão mais humana, integral e próxima de quem está ali, na sua frente.

Ainda assim, sentia na psicologia a falta de abordagens mais práticas, de conhecimentos mais acessíveis para que as pessoas pudessem desenvolver mais autonomia no seu próprio processo e não ficassem dependentes por anos de um terapeuta para lidar com seus dilemas e questões.

Ao longo dos últimos 10 anos (e de muita terapia) investiguei e me especializei em ferramentas como o coaching, comunicação não violenta e escuta das emoções (entre muitas outras) para trazer uma abordagem mais prática pros meus clientes.

Mas ainda faltava algo.

Em muitos casos eu via o mesmo padrão, o mesmo problema, o mesmo mecanismo de defesa e via a pessoa se sentindo mal por achar que ela era a única que passava por isso, se sentindo perdida sem saber como resolver…

Decidi que precisava de um formato de Mentoria para meus atendimentos.

Foi exatamente quando comecei a trazer dados, conhecimentos e ferramentas práticas para as minhas sessões que tive os melhores resultados: 100% dos meus clientes evoluíram em questão de semanas o que estavam levando meses para atingir.

Mas essa transformação tão rápida e profunda não era fruto exclusivo da Mentoria! Percebi que ao unir a base terapêutica com direcionamentos e ferramentas, tornava o processo muito mais efetivo e assertivo sem perder o aprofundamento.

Junto com o Matheus decidimos unir todos esses conhecimentos em uma Metodologia poderosa que chega na raiz das questões e traz transformações em muito menos tempo.

Se quiser entender mais da nossa metodologia clique aqui

Qual devo escolher?

Todas as abordagens são válidas, mas depende do seu objetivo, quanto tempo e quanto dinheiro você está disposto a investir.

Em geral, processos de mentoria tem um investimento inicial maior, pois o grande benefício é ganhar tempo e desenvolver habilidades que te trazem autonomia pra conseguir superar os desafios por sua própria conta depois.

É um investimento que te permite usufruir da transformação em menos tempo.

A terapia pode ter um investimento mais baixo inicial, mas precisa de mais tempo, então vale comparar o valor final de cada um levando em consideração o tempo investido.

Vale ressaltar que é indicado que pessoas com questões de saúde mental, como depressão ou ansiedade por exemplo, façam o processo terapêutico com um psicólogo.

Através da metodologia criada pelo Casal Evolutivo, consigo utilizar do cuidado e aprofundamento da psicoterapia convencional por meio do atendimento psicológico, ao mesmo tempo que trago ferramentas e direcionamentos para uma mudança profunda em menos tempo.

Conheça mais da nossa metodologia clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *